Retorno Automático PagSeguro em PHP/MySQL funcionando

ATENÇÃO: Já esta disponivel a versão 2.0 deste script, mais segurança e agora coletando informações dos produtos, clique aqui.

Que o PagSeguro é realmente um dos melhores meios de pagamento da web, isso ninguem dúvida. Mas como integra-lo ao seu sistema de e-commerce? O site de ajuda do PagSeguro tenta ser claro e explicativo, mas o fato é, o script disponível no site simplismente não funciona.

ATENÇÃO: Já esta disponivel a versão 2.0 deste script, mais segurança e agora coletando informações dos produtos, clique aqui.

Vamos aos erros…

No script PHP do PagSeguro eles usam uma função que se chama, tep_not_null() que não é uma função nativa do PHP, ou seja, o seu script não irá funcionar. Esta função pode ser encontrada no OsCommerce (que não recomendo) ou em outros scripts pela internet. Bola fora, porque este exemplo dado por eles serve justamente para implantar em outros sistemas, ja que os modulos para esses scripts prontos estão disponíveis no proprio site.

Erro apresentado: Fatal error: Call to undefined function tep_not_null() in /teste/pagseguro.php on line 53

… existem outras melhorias que podem ser feitas no script PHP oferecido pelo PagSeguro, não irei comentar, irei implementar mais abaixo, ok?

No script de criação de tabelas MySQL do PagSeguro existe alguns erros básicos e curiosidades tambem. O primeiro é o seguinte, para que existe a tabela PagSeguroTransacoesProdutos sendo que em nenhum dos scripts de linguagem oferecidos por ele existe a inclusão de dados nesta tabela? Com certeza fail. Na outra tabela PagSeguroTransacoes, esta sim é utilizada, mesmo assim com erros gritantes. Como por exemplo, o campo TransacaoID como chave primaria. Porque erro? Porque o PagSeguro faz um post cada vez que é atualizado a transação, desta maneira que esta apenas a primeira inclusão será feita no MySQL, as confirmações de pagamento, cancelamento ou outro status diferente da transação que será postado posteriormente serão ignoradas pelo MySQL pois so pode existir um registro com cada chave primária. Trocando em miudos, você não sabe quem pagou ou não, pois a transanção não será atualizada.

Erro apresentado: #1062 – Duplicate entry ‘TransacaoID’ for key 1

Ta bom ou quer mais? Mais? tem muita coisa, como falta de um campo data para saber quando aconteceu a confirmação, um campo de flag para saber o que você ja atualizou no sistema ou não, etc. Essas implementações eu irei fazer a seguir.

Coloquei o dedo na ferida, e agora? E agora vamos a…

 

Implementação

Tentei comentar o código de forma simples e sucinta, então qualquer explicação seria chuver no molhado, vamos lá.

N/D

Basicamente, ele se conecta no MySQL, depois checa através do CURL se foi realmente o PagSeguro que enviou a postagem, recebe os dados via post e grava os dados na tabela.

… mas que tabela? Ahh sim… vamos a criação da tabela do MySQL.


N/D

Na tabela acima todos os campos são basicamente os dados recebidos do PagSeguro. Existem mais campos adicionais que vem em POST tambem que não quis colocar, se você tiver conhecimento basta ler o manual do PagSeguro e adicionar os campos.

Os indices que coloquei foram 3. O primeiro de tipo UNIQUE em TransacaoID e StatusTransacao para evitar que um registro seja enviado mais de uma vez, isso pode ocorrer em servidores com conexão lenta, é melhor remediar, pois estamos falando de transações financeiras. Os outros dois são indices de chave (KEY) apenas, para indexar e deixar sua busca pelos registros mais rapidas. O primeiro é na Referencia, campo que você envia ao PagSeguro na hora da compra para vincular o pagamento a ele, seria nossa chave. O segundo é um campo criado por mim, status que nada mais é que uma flag que uso no meu sistema, para saber quando ja usei aquele registro ou não, por padrão, todos os registros inseridos tem status zero.

Legal ter o código aberto no blog, mas eu gosto de facilidade quando busco em outros blogs, por isso a partir de hoje, qualquer código estará disponivel tambem para download.

ATENÇÃO: Já esta disponivel a versão 2.0 deste script, mais segurança e agora coletando informações dos produtos, clique aqui.

download Faça download do código aqui.

… bem, acho que depois de um longo tempo sem atualizar o blog devido a uma cirurgia de redução de estomago (vou falar sobre isso depois), é uma postagem importante e relevante para os desenvolvedores da área. Espero que tenham gostado.

Have Fun!

ATENÇÃO: Já esta disponivel a versão 2.0 deste script, mais segurança e agora coletando informações dos produtos, clique aqui.

111 comments

  1. Boa tarde Diogo, sei que faz muito tempo que fez esse post mas ainda não consegui. Estou criando um site de vendas coletivas e para isto preciso listar todos as transações vendidas sem repetir os dados e também mostrar o mais recente. Você disse acima por filtrar pela data mais recente mas não obtive sucesso, aparecem os repetidos, você consegue montar o código para mim ?

  2. Diogo,

    estou usando o seu código 2.0 e esta show de bola, mas preciso colocar no código uma instrução de update do meu pedido. Se eu pego o código e executo em uma pagina php a parte funciona 100% se eu coloco no seu código não funciona. Vc sabe me dizer porque?

    Dentro do If ($result ==”VERIFICADO”)

    estou colocando o seguinte código:

    mysql_query(“update orders set orders_status =9 where orders_id =2928”);

  3. Ozivaldo, este não é um “script” pronto. E sim uma alternativa para programadores a colocar o retorno em seus apps. Se você nao for programador, não arrisque.

  4. Diogo, consertando o Post anterior, eu achei que eu ja tivesse ativa o Retorno Automático de Dados ! rsrsrsrsrs..funcionou perfeitamente !!! Bom trabalho !! Com certeza vai ajudar muita gente !!Vlw !

  5. Leandro, a maioria tenta fazer na correria e esquece do basico! :)

  6. Boa tarde Diogo ! Implementei como no Post anterior seu código e funfou perfeitamente a inserção de dados no banco, mas em algumas vezes ele não redireciona para a página configurada no arquivo “PagSeguroRetornoConfig.php” . Você saberia quais os erros mais comuns para q isso aconteça??
    Obrigado !

  7. Leandro, ele tinha que redirecionar sempre. Configura tambem no proprio pagseguro. Tenta gravar um log pra ver o que ta ocorrendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.