Tela azul – Unmountable Boot Volume no Windows XP

Se ao iniciar o seu Windows XP aparece o erro “Unmountable Boot Volume” com a famosa tela azul, vou relatar aqui o porque disso acontecer, e lógico, a solução.

Isso acontece quando o arquivo de boot / inicialização do seu Windows (boot.ini) foi corrompido por algum programa ou até mesmo por defeito no seu HD. Mas não precisa se desesperar, a solução é simples na maioria dos casos.

De o boot com um CD do Windows XP (original óbvio), e quando o mesmo tiver iniciando com a tela de boas-vindas, pressione a tecla R, que você será enviado para uma tela de prompt e digitará os seguintes comandos:

chkdsk /r

depois de corrigidos os erros no seu HD, digite:

fixboot

.. depois de digitar o comando acima, preciona Y para confirmar a ação.

Agora digite exit para sair e reinciar o seu computador.

Pronto, problema solucionado sem a necessidade de formatar o computador, como sugere muitos “ninjas” por ae. É aconselhavel você rodar o chdisk novamente após a solução, para ter certeza que está tudo normalizado.

E claro, use pelo seu próprio risco, já que como diz nosso amigo Murphy: “Nada esta tão ruim que não possa piorar.”

84 comments

  1. O que “pode” resolver também é o software HDD Regenerator, que promete restaurar setores defeituosos do HD sem comprometer os dados. Esse software vem no Hiren’s Boot CD.

  2. cara estou com o mesmo problema , mas porem no meu netbook nao entra cd somente pen-drive . oq devo fazer para tirar essa tela ou formata ele reparar tanto faz?

  3. Cara, Deu tudo Certinho, Valeu continue mandando mais postagens e ajudando as pessoas, por que ajudando os outros, deus nus ajuda com certeza Abraço.

  4. ola . você o que eu devo fazer , pois no meu caso é o win 7 32bits ?

  5. Olá, gostaria de saber se quando eu fizer esses procedimentos eu irei perder arquivos, por exemplo, videos, fotos e etc,

    Agradeço desde já.

  6. kole diogo e o seguinte coloco o cd para da boot mas so q ja cai na tela q aparece os modos q vc deseja iniciar o windows nao aparece as opçoes de repara ou formatar o msm o q devo fazer?

  7. seria possivel ligar um hd do notebook no pc?atraves d um cabo flat sei la …obrigado

  8. Apareceu a seguinte msg depois que fiz o comando: “comando não reconhecido Digite Help para obter uma lista de comandos para que quais há suporte

  9. Valeu meu chapa!! aqui deu certinho meu parceiro!! muito obrigado pela dica! ABRÇAO

  10. O procedimento não resolveu aqui… nem fixboot, nem fixmbr, o chkdsk /r ele passa em 5 segundos, não está realmente efetuando o check disk, nem mesmo chkdsk, nenhum procedimento… o jeito foi formatar.

  11. Deu tudo certo, obrigado! Depois de muita luta, consegui substituir alguns clusters inválidos com o chkdsk /r. Agora alguns arquivos meus serão armazenados em contas onlines, porque não quero passar pelo mesmo desespero que passei HUAHUAHUA obrigado de novo!

  12. No meu computador, depois que eu digito o R ele pede a senha do administrador e eu não tenho a menor idéia de qual seja esta senha. Se não digito a senha correta ele volta a pedir a senha.
    Há algo que se possa fazer para descobrir essa senha ou pular essa etapa?
    Desde já, te agradeço.

  13. eu carrego r , tenho windows 8 original, mas não aparece a tela de boas vindas, como eu resolvo?

  14. Ola pessoal as dicas são quentes ,observe que tela de boas vindas é aquela que aparece boot_ logo quando liga e carrega as configurações iniciais do prompt ,dai vc digita r e ele segue tla como descrito,outra observação é que tem que digitar chkdsk espaço /r senão não dá certo ok ,leias as dicas antes da fazer o processo !!!!

  15. Tambem pode ser feito isso pelo WinPE e pelo cd do windows 7

    quando o cd windows carregar vc da ok na tela de seleçao de idioma e tals.. e depois vai em reparar o pc, depois se o windows xp n aparecer na lista td bem mas se n aparecer so marcar a bolinha de cima e dar ok de depois abrir o prompt de comando fazer o seguinte

    primeiro digitar C:
    e depois executar os passos que estao no tutorial
    se n digitar C: primeiro vai dar errado pq quando abre o prompt vem como X: que a partiçao de boot

  16. Caro, Diogo!
    Muito boa a tua dica, estou com esse problema aqui.
    Minha dúvida é se posso usar qualquer XP Original ou deve ser especificamente o do PC com problema??

    Muito obrigado pela atenção.

    Grande abraço!

  17. Lucia, é simples, se você não tem id3ia de qual é essa senha, não digite nada e apena de enter, isso não irá impedi-la de realizar o procedimento indicado no site.

    Espero ter ajudado.

  18. caro amigo, minha cpu ja entra na tela para fazer o boot, e nao consigo acha, para ser estado o windos pelo cdrow, vc pode me ajudar?

    jose antonio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.