Tela azul – Unmountable Boot Volume no Windows XP

Se ao iniciar o seu Windows XP aparece o erro “Unmountable Boot Volume” com a famosa tela azul, vou relatar aqui o porque disso acontecer, e lógico, a solução.

Isso acontece quando o arquivo de boot / inicialização do seu Windows (boot.ini) foi corrompido por algum programa ou até mesmo por defeito no seu HD. Mas não precisa se desesperar, a solução é simples na maioria dos casos.

De o boot com um CD do Windows XP (original óbvio), e quando o mesmo tiver iniciando com a tela de boas-vindas, pressione a tecla R, que você será enviado para uma tela de prompt e digitará os seguintes comandos:

chkdsk /r

depois de corrigidos os erros no seu HD, digite:

fixboot

.. depois de digitar o comando acima, preciona Y para confirmar a ação.

Agora digite exit para sair e reinciar o seu computador.

Pronto, problema solucionado sem a necessidade de formatar o computador, como sugere muitos “ninjas” por ae. É aconselhavel você rodar o chdisk novamente após a solução, para ter certeza que está tudo normalizado.

E claro, use pelo seu próprio risco, já que como diz nosso amigo Murphy: “Nada esta tão ruim que não possa piorar.”

84 comments

  1. Meu caro, estou com esse problema relatado. Mas acontece que quando entro no CD de instalçao do Windows caio direto em uma tela azul de instalação do Windows em DOS do mesmo, para a qual nao existe essa opção ‘R’, e não nessa tela de ‘Boas Vindas’ que vc diz existir.
    Você tem iéía do porque isso?
    Grato,

  2. Iai cara blz? Bixo esse comando “chkdsk /p” realmente existe? Não seria “chkdsk /r” ???

    Abraços

  3. o meu namorado cabçudo leandro tá com o mesmo problema
    axo q vou mandar o link pra ele ver se dá um jeito no
    computer dele

  4. Qualquer instalação do Windows XP, depois do boot inicial pelo CD, cairá numa tela onde haverá 3 opções: ENTER-Instalar, R-Reparar e F3-Sair. Fica ligado Alberto…

    E aí Diogo, esse post me livrou de vários trabalhos de formatação, Aleluia! VLW!!!

  5. Fala XiSão! Valeu pela dica, estarei repassando para os colegas e claro divulando o dourato.net! [s] Abrass

  6. Estou com esse problema, porém, quando coloco o CD do Windows (configurando antes pra que a prioridade do boot seja pelo CD), ele simplesmente ignora o CD no driver (apesar do led do driver piscar) e abre a tela de inicialização (Modo de Seguranaça e etc.). Então, escolho quaisquer das opções, mas dá o erro da tela azul. Já testei outro CD de instalação do Windows, mas também não funcionou. Alguns minutos antes, o driver de CD estava funcionando normalmente por isso estou sem saber o que fazer nesse caso. Alguma sugestão?

  7. Muito Obrigado pelas dicas!! Consegui perfeitamente!!!

  8. valeu dioguito… não resolveu porque meu hd estava com setor danificado…
    valeu turma, abraço a todos!

  9. Ai pessoal,

    Beleza, sou técnico em Mogi das Cruzes.

    Pra galera que não tá conseguindo dar Boot pelo CD, lembrem-se que tem que alterar a opção de boot da BIOS, senão não funciona.

    Para acessar a BIOS geralmente são as teclas: DEL ou F2 ou F10, depende do fabricante da Motherboard.

    Aí é só alterar o Boot sequence para:
    1. cdrom
    2.HDD

    Ai salva as configurações e reinicia com o cd no drive.

    Abraços!!!!!

    Christian

  10. Opá Christian, já fiz isso! mas estou com o mesmo problema do Alberto lá em cima…
    Por favor, se alguém puder ajudar ae, agradeço muito….

  11. bom isso acontece com o meu estou precusando de ajuda mais eu quero formatar o meu HD que ta cheio de coisa que as vezes eu nem preciso o que eu faco?

  12. Parabéns pela explicação, consegui resolver um grande problema. Sucesso a vc e obrigado por compartilhar a experiencia

  13. salve salve bom dia a todos td bem? Estou com o mesmo problema mas já tentei dar os comandos chkdsk,chkdsk /r, chkdsk /p e nada ainda.O problema continua. Alguém ai já passou por isso e o problema persistiu?Desde já agradeço a tdos . Obrigado

  14. Pessoal, uma outra dica importante para quem não consegue dar resolver o problema através do método acima citado é vocês utilizarem um outros HD que tenha o Windows e colocá-lo como MESTRE na sua máquina. Ao colocar o HD bichado como ESCRAVO, o HD MESTRE iniciará o Windows e fará o CHECK-DISK automaticamente no HD que está com problemas. A correção é automática. Não precisa fazer nada. Simplesmente, coloque o seu HD bichado, que está com problemas no Windows pra ser consertado por outro Windows, que funcione de preferência, juntos. Não pode esquecer: HD bom é o MESTRE, HD ruim fica como escravo, pois será vistoriado pelo HD bom antes de liberar o windows para ser utilizado. Boa sorte a todos vocês!

  15. Olá!

    Tive o mesmo problema, apliquei a dica “na risca” e deu tudo certo!

    Muito grato!

    Mário

  16. Kra muito boa essa dica, e a dica do desso melhor ainda, coloquei o hd bichado em outro pc e ele fez todo o trabalho sozinho ficou recuperando os arquivos depois so tirei o hd e coloquei na maquina e pronto.

  17. cara vlw mesmo pelo post salvou muita formatção, sempre aparece pcs com esse problema e eu sempre formatava mas agora ,são horas poupadas vlw mesmo.

  18. Fiz o procedimento, só que na parte do chkdsk vai até 75% e diz “O volume parece conter um ou mais problemas irrecuperáveis”. Mesmo assim dei o fixboot e o restante dos procedimentos. Após reiniciar a tela azul com a mesma mensagem retorna. Já fiz os procedimentos 3 vezes, nunca passa de 75% :X

  19. FrickRind, sinto muito de informar, mas o seu HD esta condenado. Recupe todos os dados possiveis. Tente depois formatar o mesmo com Zero Fill, talvez voce consiga utiliza-lo.

  20. Senhor Autor da matéria.
    Certa vez eu li: “Conhecimento é igual esterco. Só tem serventia se for espalhado!”
    Foi exatamente o que vc fez. Transferiu seu conhecimento. Vou te incluir na minha oração hoje.
    Sua atitude foi louvável.
    FUNCIONOU CERTINHO AQUI!

  21. Amigo, no meu caso não consigo formatar, ja coloquei outro hd aqui e mando dar boot pelo cd, mas quando vai aparecer a tela com as partições, aparece essa tela azul, vc tem alguma dica ai, ja tentei muita coisa aqui e nada resolve

  22. Boa Noite.
    Como eu consigo tirar a tela azul do meu ps e é positivo.
    Leopoldosant

  23. Oi Diogo,
    O cd do xp que tenho também nao aparece tela de boas vindas nem a opcao R, ele ve as particoes que tem e manda a pessoa escolhar a particao a instalar o windows xp ou a opcao F3 sair. Não quero perder os documentos que tenho no HD. O que devo fazer?
    Agradeço antecipadamente se puder ajudar

  24. Funcionou, Perfeito!
    Lembrando que tem que apertar Enter após cada comando.

  25. boa dica, infelizmente eu ainda nao consigo resolver o problema, segui os passos quando chega em 41% da erro. meu windows e em alemao e aparece der datentrager scheint mindestens ein nicht behebbares problem zu enthaltten *nao pode ser reparado e volta o C … alguma outra dica quando aparece o erro _ obrigado

  26. Valeu Christian, sua dica me salvou. Resolvi o problema sem ter que formatar. Muitissimo o9brigada!

  27. Oi diogo muito obrigado pelas informações, eu tive o um problema num hd de um cliente aqui, geralmente quando dava perda de algum arquivo de incialização corrompia o windows eu dava o boot pelo sp3 e corrigia pelo chkdsk c: /r /p, enfim mas desta fez da o erro Unmountable Boot Volume não consigo corrigir em 75% não passa disso, percebi que um rapaz teve o mesmo problema e disse que a HD poderia ter bichado e entao vc deu mais uma solução Zero Fill.
    Como tem dado o erro em 75% da será que se eu pelo partigion magic particiona a HD posso me livrar deste problema e que problema pois a maquina é de um cliente……..pode me ajudar obrigado diogo

  28. Diogo,
    Muito obrigado pelo esclarecimento! Segui os passos e resolvi o problema. Demorou quase 3h pra corrigir os danos, mas agora parece tudo resolvido.
    Parabéns pelo post com informações corretas e bastante claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.