Honeypot em rede Wireless

wireless.jpg Para inicio de conversa, vou explicar rapidamente o que é Honeypot. Trata-se de uma técnica de enganar o hacker com um pote de mel (honeypot), ou seja, libera-se algum recurso ou serviço na rede a fim de iscar o hacker, com o intuito de identificar, monitorar, etc. Geralmente é um programa que simula um falso sistema para que o hacker se divirta, acreditando que esta no sistema real. Não sei se deveria usar este termpo, mas vamos lá… o que quero demonstrar aqui é simples.

Em minha modesta cidade, Montes Claros, situada ao norte de Minas Gerais, é comum ver muitas (muitas mesmo!) antenas e redes wirelles disponíveis, um verdadeiro carnaval na zona. Muita gente aproveita dessa bagunça para conectar de graça na internet, pegando sinal do vizinho e etc., mas pouca gente sabe que quando você se conecta a uma dessas redes inseguras, você também está inseguro.

Mas como assim inseguro?

Sim, você se acha “o esperto” roubando conexão, mas e se tiver um mais esperto ainda do outro lado desta conexão? Se por exemplo eu (ego, mode on) estiver do outro lado monitorando esta conexão? Senhas, conversas de MSN, e-mails, ou qualquer dado transmitido é facilmente capturado através de programas que trabalham em modo obscuro. E eu não falo exclusivamente do dono da antena ou da conexão, eu falo de hackers, que podem se conectar a esta rede (do mesmo jeito que você conectou) e ficar logando tudo que se trafega nela.

Mas se eu estiver conectado em uma rede com WEP?

WEP é so mais um obstáculo a mais, já que facilmente você consegue capturar qual o KEY setado na rede, mesmo não fazendo parte dela. Não confie! Procure outras alternativas de proteção, como codificação de 256 bits, restrição pelo MAC, vpn, etcs.

Encontrei no Blog do Aluisio Saboya uma receita de bolo legal para ter uma rede de wireless segura.

Então fica a dica, cuidado ao se conectar a uma rede wirelles, cuidado com suas senhas, cuidado com a conexão aberta do seu vizinho, da sua faculdade ou até mesmo a da sua casa! Se quiser usar a internet de algum lugar assim, use, mas diga que não avisei.. ;)

não é verdade Maysa?

6 comments

  1. HAhahaha.. obrigada pela orientação. Vc nao imagina a minha necessidade em usar esta rede

    Beijos

    Obs: acho que faltou enviar o trackback

  2. Sim sim.. eu até entendo.. necessidade e talz.. mas tente usar somente para sites com encriptação de dados (SSL), isso empede que vejam suas senhas facilmente.

    Já as conversas do MSN, trafegarão no ar como brisa… hehehehe.. ;)

    ps: O trackback foi gerado, acho que tu olhou no artigo errado.

  3. Ola, na verdade so passei aqui pra saber se vc é o Xis que conheci em MOC, será que vc se lembra de mim??vc tem uma irmã chamada Lidi? pois é se for vc mesmo manda um email confirmando não quero perder o contato com a familia dourado.

  4. A mi me encantó por pleno su conocimiento y su domínio por las tareas electrónicas. Pero, en la buen de la verdad, lo qué es un wireless? És un termo de seguridad o algo así? Para qué necesitas algo como esa heramienta?

    Lo que puedo decirle es que la vida es requete buena y que todas las cosas nuevas la gente siempre le logra a conocer. Por lo tanto, por más que intenté, no lo logré get it. Yo tengo un amigo que és muy inteligente, pero a él también no le quedó claro lo que és un wireless.

    Frase del gran Riovaldo: “Si la verdad es dicta, la mentira por raro no és dicta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.